terça-feira, 16 de junho de 2009

Dicas de como fazer um FICHAMENTO DE TEXTO

O fichamento é um registro dos estudos de um livro ou texto, esse registro é feito em fichas e estas tem critérios para serem elaboradas.
O fichamento facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados.
Nosso objetivo é dar um exemplo de texto com parte de seu conteúdo fichado, e a outra parte para que o aluno exercite, sem a pretensão do rigor acadêmico que exige um fichamento. É mesmo um exercício de como facilitar o estudo e a fixação do conteúdo de textos.
Existe alguns critérios básicos para fazer um fichamento, não dá para burlar estes passos, sem eles não há fichamento, seguiríamos fazendo um resumo, e não é este o objetivo.

Primeiro passo: Fazer uma leitura de todo o texto, ou do capítulo do livro, para somente se inteirar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior busca de sentido no dicionário. (leitura panorâmica)

Segundo passo: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a outro por exemplo, e a cada parágrafo vá grifando a ideia central do texto, conectando-a com a ideia de outro parágrafo e assim por diante. Alguma vezes é necessário voltar a ler o parágrafo mais de uma vez. Observe as chamadas palavras chaves, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são importantes para um bom entendimento do conteúdo.

Terceiro passo: Terminado a grifagem do texto, transcreva-o tal e qual como está no livro, releia-o e verifique a ordem e a lógica fiel ao conteúdo abordado.

Esta é uma maneira de se fazer um fichamento. Quando precisar ler o texto ou o livro novamente, ficará mais rápido de recordar os dados pela releitura do fichamento do mesmo.

Fichamentos são excelentes maneiras de se entender conteúdos e fixar conhecimento.

Agora vamos ao exercício com o texto: A DISCUTIDA LIBERDADE SEXUAL. Parte dele já está fichada, termine o restante seguindo fielmente os passos citados a cima.
Texto elaborado por SCANDOLO. Júlio em 16/06/2009

49 comentários:

  1. Gostei demais das orientações,
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. ADOREI AS DICAS,ME AJUDOU BASTANTE!!!
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas de como fazer um fichamento foi muito util pra mim.Ajudou-me bastante.Obrigada por ter feito um trabalho tão maravilhoso.
    NAVEGANTES,JANDAIRA/RN

    ResponderExcluir
  4. Foi bom, abre uma visão maior para realizar o trabalho. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amei as explicaçoes para fazer o fichamento !Parece que ficou mais facil de faze-lo.

    ResponderExcluir
  6. Dica util de pessoa esperta, a gentileza acima resume a pessoa! que não tem idéias diferentes para inovar! e quando tenta dar dicas...faz o que disse acima!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Importante contribuição, para o meu trabalho, abriu minha visão em ralação como fazer o fichamento.

    ResponderExcluir
  9. muito boa essa dica me ajudou bastante, pois naum tinha nem ideia de como começar.

    ResponderExcluir
  10. mas qual programa se usa para fazer um fichamento?

    ResponderExcluir
  11. A dica é clara e objetiva, Obrigado por ampliar meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Feraáh me esclareceu mtas coisas! xD

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelos toques foram bastante consistentes

    Cris Pinheiro

    ResponderExcluir
  14. adorei as informações.

    roberta ferreira

    ResponderExcluir
  15. valeuuuuuuu!!!!!!!!!!!
    me ajudou muito.....

    ResponderExcluir
  16. muito bem
    Tatty, concordo contigo

    Eleni

    ResponderExcluir
  17. FACIL,PRATICO E OBJETIVO!!!!
    mUITO BOM.

    ResponderExcluir
  18. me ajudou bastante esta perdido e desesperado sem saida

    ResponderExcluir
  19. gostei bastante do conteudo, me ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. adorei,a dica obrigada ME AJUDOU MUITO.


    ELIENE.

    ResponderExcluir
  21. adorei as dicas tirei a nota maxima no meu fichamento obrigada ♥

    maurinha

    ResponderExcluir
  22. tudo muito bem, expricado. Adorei obrigado

    ResponderExcluir
  23. Poxa, arrasou na explicação! Adoreii, me ajudou bastante, ou melhor, tirou minhas duvidas sobre fazer um Fichamentoo! Parabéns pela postagem (:

    ResponderExcluir
  24. Ok, mas onde está o texto parcialmente fichado?

    ResponderExcluir
  25. graças a Deus eu estava preocupada
    vlw adorei essa explicação muito obrigadoooo

    ResponderExcluir
  26. não sabia que era tão fácil fazer um fichamento. amei as dicas. agora faço um fichamento com muita facilidade.obrigada!!!

    ResponderExcluir
  27. Nossa isso me ajudou bastante a entender como fazer um fichamento.Eu não tinha ideia de onde começar.Valeu,voçê me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  28. Obrigado, essa sua explicação é tremenda.

    Edvaldo Brito

    ResponderExcluir
  29. Maravilhosa, essa sua explicação me ajudou demais!!!

    ResponderExcluir
  30. Ótima a sua explicação me ajudou bastante.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelas dicas, agora vou realizar meu fichamento!!!!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada...ñ tinha nem noção d como começar.. + atraves de suas dicas vi que é muito facil. vlW

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pelas orientações valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg pela dicas foi de muita utilidade para o momento...

      Excluir
    2. Finalmente alguém resolveu este impasse de como fazer um fichamento conseguindo descaracterizá-lo de um resumo.
      Obrigado

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, estava desesperada, o ruim do meu fichamento é que é manual, mas fazer o que né!
      Obrigada!

      Excluir
  35. Obrigada pela explicação. Vivemos aprendendo, isso eu digo quase todos os dias.

    ResponderExcluir